? ºC Cuiabá - MT

Mais lidas

13/12/2021 11:46

Seplan debate encerramento das auditorias internas do SGQ e anuncia decisões para 2022

A Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação realizou reunião para tratar sobre o encerramento das auditorias internas do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), na sexta-feira (10). Na ocasião, para além do balanço das ações de 2021, foram abordadas as decisões que deverão serem executadas em 2022.

De acordo com o titular da Pasta, Yênes Jesus de Magalhães, o Sistema de Gestão Integrado do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) cumpriu exatamente o que exige a norma ABNT NBR ISO 9001:2015 do SGQ, de modo que os sete processos certificados no órgão passaram por averiguação. 

O secretário também chamou a atenção para os sete processos já certificados e mantidos pelo TCE-MT desde 2012. "Este ano temos auditoria externa de recertificação para mais três anos da ISO-9001:2015. Para esse tipo de situação, a auditoria interna tem que obedecer aos mesmos critérios da auditoria externa", explicou.

Yenes agradeceu ainda o empenho das equipes envolvidas e chamou a atenção para a atuação de setores, que, embora não sejam certificados, estão ligados diretamente ao Sistema de Gestão de Qualidade, como no caso da Secretaria Executiva de Administração, da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Tecnologia de Informação e da Escola Superior de Contas. 

"Temos também o Gabinete da Presidência, como representante da alta direção. A participação deste setor é uma exigência da norma, pois comprova a importância dos sistemas certificados do Tribunal para a obtenção da Certificação", declarou.

As normas, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, trazem de maneira clara o objetivo da melhoria contínua, ou seja, a oportunidade de melhoria a partir de uma recomendação, observação ou relato do gestor. 

"Exemplo claro disso é o Novo Diário Oficial de Contas. A partir de uma oportunidade de melhoria, há cinco anos, foram apontadas 18 demandas. O trabalho se encerra agora com um novo documento, com acesso e pesquisa facilitada, chegando agora a outro patamar, com muita clareza", pontuou.  

Casos semelhantes se apresentam no Plenário Virtual, no Sistema de Gerenciamento de Prazos e outras atividades nas quais foram implementadas ferramentas que resultaram num controle maior. Além delas, há que se mencionar ainda a reestruturação do sistema Geo-OBras, que resulta de pesquisas de satisfação com os clientes internos e externos.

"Essa melhoria contínua é importante porque chega em um ponto que parece que não tem mais o que ser feito, mas a auditoria mostra o contrário. Isso evita gasto, uma energia despendida desnecessariamente. Além do mais, saímos de uma condição operacional para que possamos por em prática soluções melhores", sustentou o secretário.

Yênes também falou sobre a importância do processo licitatório em andamento, para o sistema informatizado do Planejamento Estratégico. "Explicamos tudo detalhadamente, como o Tribunal procede, por exemplo, se houver um serviço ou produto não conforme. Ano que vem todos os nossos Processos Certificados passarão por contínua avaliação tanto interna quanto externa".

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT


Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
DNA Notícias.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo