? ºC Cuiabá - MT

Mais lidas

28/07/2022 10:51

Emergência de varíola dos macacos pode durar meses, dizem especialistas

 Cientistas que aconselham a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a varíola dos macacos dizem que a janela está se fechando para impedir sua propagação, com os casos dobrando a cada duas semanas, levantando preocupações de que levará vários meses para o surto atingir o pico.

A OMS Europa previu pouco mais de 27.000 casos de varíola dos macacos em 88 países até 2 de agosto, acima dos 17.800 casos em quase 70 países na última contagem.

Fazer previsões além disso é complexo, disseram cientistas de todo o mundo à Reuters, mas é provável que haja transmissão sustentada por vários meses e possivelmente mais, segundo eles.

 

“Temos que nos antecipar a isso”, disse Anne Rimoin, professora de epidemiologia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

“Está claro que a janela de oportunidade para isso está se fechando”, acrescentou Rimoin, integrante do comitê de especialistas em varíola dos macacos da OMS que se reuniu na semana passada para determinar se o surto constitui uma emergência de saúde global.

A maioria dos membros do comitê votou contra a medida e, em um passo sem precedentes, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou uma emergência de qualquer maneira.

As ações decorrentes dessa declaração precisam ser urgentes, incluindo aumento da vacinação, testes, isolamento para os infectados e rastreamento de contatos, disseram especialistas em saúde global.

 
 

“A transmissão está claramente descontrolada”, afirmou Antoine Flahault, diretor do Instituto de Saúde Global da Universidade de Genebra, que preside o grupo consultivo da OMS na Europa.


Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
DNA Notícias.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo