18 de abril de 2021 - 14:51

? ºC Cuiabá - MT

Polícia

02/03/2021 11:46

PF deflagra operação contra grupo suspeito de "esquentar" ouro ilegal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (2) a Operação Papagaio de Ouro 3, que visa combater crimes ambientais. A ação foi autorizada pela 2ª Vara Federal de Cáceres ( a 230 km de Cuiabá). Cerca de 60 agentes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária, na Capital, em Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo.

Essa investigação é desdobramento da Operação Papagaio de Ouro que foi deflagrada em 2020 e prendeu os responsáveis por um garimpo clandestino em Nova Lacerda/MT, havendo suspeitas que tenham extraído e comercializado mais de uma tonelada de ouro de forma ilícita.

A terceira fase mira os responsáveis por adquirir ilegalmente o minério extraído desse garimpo. As investigações apontam que o ouro ilegal seria “esquentado” através da mistura com o de procedência legal, dificultando o rastreio de sua origem.

Fases

A primeira fase ocorreu em agosto de 2020 com o objetivo de investigar a exploração ilegal de ouro na região de Pontes e Lacerda - veja vídeo da época.

A segunda fase, em setembro, desarticulou uma suposta associação criminosa voltada à exploração ilegal de ouro - saiba aqui e aqui.

À época, a PF apreendeu veículos de luxo e realizou a prisão de um dos dois investigados. Há fortes indícios de que eles, pai e filho, estariam em atividade desde o ano de 2016, extraindo ilegalmente cerca de oito quilos de ouro por mês, utilizando-se de diversas pessoas e de máquinas de grande porte.

O nome da operação é uma referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início após a Polícia Federal receber uma denúncia de que a área estava sendo poluída com os rejeitos do garimpo ilegal.

 

 

Fonte: https://www.rdnews.com.br


Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
DNA Notícias.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo